O Rio de Janeiro acaba de anunciar a sede da próxima conferência do MIT REAP, Programa de Empreendedorismo Acelerado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Realizado durante 3 dias em janeiro de 2023, o evento reúne especialistas do MIT e delegações de 7 países para discutir estratégias de aceleração em áreas como energia, agronegócio, TI e saúde. Além do Brasil, participaram representantes da Irlanda do Norte, Estados Unidos, Arábia Saudita, Egito, Bélgica e Colômbia.
A escolha do Rio para sediar o próximo workshop reforça um anúncio anterior, feito ainda em 2020. À época, a cidade foi selecionada para receber o REAP, programa de empreendedorismo internacional do MIT. O objetivo do projeto, que sofreu atrasos em razão da pandemia, é transformar a região em um “Vale do Silício” focado em energia e sustentabilidade. O workshop do ano que vem é parte do programa de aceleração.
Com duração de dois anos, a ideia do programa MIT REAP RIO é reunir membros do ecossistema local com a metodologia REAP, que inclui cinco agentes: governo (deputado federal Paulo Ganime e Investe.rio, representante da Prefeitura), empresa (Vibra Energia, Furnas e Petrobras), empreendedor (Fábrica de Startups e Energy Hub), universidade (Coppe/UFRJ) e fundos de investimento (MSW Capital).
“O programa do MIT tem grandes cases em países como Chile e Israel. No Rio de Janeiro, tem o foco de transformar a região em uma referência de ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade, um DNA forte do Rio”, conta o CEO da Fábrica de Startups, Hector Gusmão.
Além do evento principal, Gusmão diz que haverá uma agenda paralela com o corpo docente do MIT, referência em inovação e aceleração de ecossistemas de startups pelo mundo. “Aos poucos vamos colocando o Rio de Janeiro como um local que abriga uma iniciativa desse porte, com uma exposição global”, afirma.
Via: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/06/rio-de-janeiro-vai-sediar-proximo-encontro-do-programa-de-aceleracao-do-mit.html